Como congelar tofu da maneira certa para deixá-lo crocante nos preparos!

As tentativas de recriar os pratos de tofu crocantes igual dos restaurantes podem se transformar em um pesadelo pastoso do prato que pretendia preparar. É importante tirar o máximo de água possível do tofu para que fique crocante, uma façanha que você pode realizar de várias maneiras. Uma maneira é colocá-lo no freezer.

Quando congela o tofu, você faz duas coisas, começando com a consolidação da água em cristais de gelo, para que seja mais fácil drenar quando você descongela. Em segundo lugar, os cristais de gelo que se formam criam pequenos orifícios no tofu, tornando-o mais esponjoso, mais firme e mais fácil de enrolar e absorver os sabores. De acordo com Cook’s Illustrated, o tofu é 86% composto por água. O processo de congelamento é a maneira mais fácil de eliminar o máximo de água possível para um prato de tofu mais crocante e saboroso.

Veja também:

Esse método, deve-se notar, funciona melhor com tofu firme ou extra-firme, e menos com variedades mais macias. Tudo o que você faz é remover o tofu da embalagem, escorrer e congelar em uma embalagem que pode ser fechada novamente. Você pode congelar o tofu em um grande bloco, mas geralmente é mais fácil cortá-lo em fatias grossas. Espalhe as fatias em uma única camada em uma assadeira ou prato e coloque-as no congelador até que estejam congeladas, algumas horas até a noite, e depois transfira para um saco plástico que pode ser fechado novamente ou escorra-as e use em pratos.

Veja também:

Outra vantagem de congelar o tofu é que você pode conservá-lo por muito mais tempo do que na geladeira. Congelado, ele permanece bom por três meses antes de começar a se degradar em sabor e textura. Você pode descongelar na geladeira quando estiver pronto para usá-lo, escorrer e fazer tofu crocante todas as vezes.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Back to top